fevereiro 13, 2008




Fig.2: fotografias de dois tipos de «tower chambers» enviadas por Percy Parrish ao “staff” técnico da CUF como exemplos de “tecnologia Parrish”, em Fevereiro de 1945

Assim, mas a título experimental, foram instalados dez turbo-dispersores em duas das fábricas de ácido sulfúrico existentes (a n.º 5 e a n.º 6), da seguinte maneira: 5 em cada, 2 + 2 + 1, desta forma distribuídos pela 1.ª, 2.ª e 3.ª câmaras, respectivamente. Em meados de 1946 funcionavam bem e com bons resultados.
[1]
Os turbo-dispersores espargiam uma fina chuva de ácido frio a 48/49º Bé contra as paredes das câmaras e isto não só favorecia a cinética do processo oferecendo uma maior interface gás/líquido às complexas reacções que culminavam na produção de ácido pelo processo de nitração, como também permitia arrefecimento num processo exo-energético, evitando (ou reduzindo) a necessidade de sistemas de refrigeração alternativos como o da dispersão de água exterior, usada nas instalações Parrish (e Mills-Packard).
[2]

[1] “Two of our plants already have the turbo-dispersers working with splendid results”. Cf. Arquivos da CUF/QUIMIGAL. Documentação da ex-DQIM, Divisão de Química Inorgânica e Metais – carta de Edurado Madaíl para Percy Parrish, de 17 de Junho de 1946.
[2] “L’Industrie Chimique”, Novembro de 1956, p.342.