janeiro 31, 2006

“História da Informática em Portugal: o Subsistema de Informação da CUF/QUIMIGAL”, por J. M. Fernandes de Almeida

Dentro do espírito deste “blog” cabe dar conta deste interessante artigo, integrado no volume de que os Profs. Eduardo Beira e Manuel Heitor foram editores e que, publicado em Dezembro de 2004 sob o título “Memórias das Tecnologias e dos Sistemas de Informação em Portugal” pela Associação Industrial do Minho, se liga ao homónimo projecto “memTSI” (www.memtsi.dsi.uminho.pt).

Na abertura do livro, sob a epígrafe “Introdução: Projecto memTSI e História Oral”, o Prof. Eduardo Beira – que defende um objectivo muito próximo ao deste “blog” e que louvavelmente esbate, de forma realista, a arriba que, por vezes, artificialmente se insinua entre tecnologias e ciências sociais [1] – refere-se ao aludido artigo do seguinte modo: “Um trabalho de José Fernandes de Almeida traça a história da informática num dos mais importantes grupos económicos portugueses até à década de 80: a Cuf / Quimigal. Espera-se que este contributo incentive uma exploração mais completa da história da informática em empresas portuguesas, numa perspectiva de história empresarial.” [2]. Bom conhecedor dessa realidade é o Prof. Fernandes de Almeida, que foi chefe de serviços de 1973 a 1979 e director em 1980 e 1981 da Direcção de Informática da CUF/Quimigal e que, por saber de experiências feito, dessa prática exprime claramente as suas memórias, louvavelmente não esquecendo os nomes de muitos dos que então foram seus colegas e colaboradores [3].
O artigo referido está acessível na “net” através do “link”

http://www3.dsi.uminho.pt/memtsi/livros/mesa8.pdf [4]
---««««»»»»---

[1] Vd. POIRIER, Jean (dir.) « Ethnologie Générale », Paris, ed. Gallimard, encyclopédie de la Pléiade, 1968 e o primeiro volume (« L’Évolution des Techniques») da obra de LEROI-GOURHAN, André, « L’Homme et la Matiére », Paris, ed. Albin Michel, 1992 [1943/1971]
[2] Poderá constituir interessante tema, para abordar num futuro próximo, a aplicação do método CPM/PERT à planificação da construção do “Contacto 5”, nas Fábricas do Barreiro, entre 1964 e 1966.
[3] E que assim ficam referidos, para a história da Empresa nesta importante área.
[4] No caso de dificuldades a abrir este “link”, proceder do seguinte modo: (a) abrir a hiperligação www.memtsi.dsi.uminho.pt (b) procurar a obra referida de entre as que estão expostas à direita na folha (é a segunda, de cima para baixo) (c) clicando nesta, abre-se um índice onde se encontrará o artigo referido (sem número, mas logo a seguir ao 7, como antepenúltimo item) (d) clicar no indicativo “Adobe Acrobat” deste, para abrir.
---««««»»»»---