novembro 15, 2005

Companhia União Fabril, Cronologia I _ 1ª parte

Companhia União Fabril, S. A. R. L.
C. U. F.

CRONOLOGIA CUF - I

“OS 100 ANOS DA C.U.F.”
(CRONOLOGIA DO CENTENÁRIO)

REVISTA “INDÚSTRIA”
NR. 17, OUTUBRO 1965, PAGS. 3 – 33


- - « « « «» » » » - - -
EM 1993 FOI ELABORADA PELO SIGNATÁRIO UMA CRONOLOGIA DA COMPANHIA UNIÃO FABRIL DIVIDIDA EM DUAS PARTES, OU SEJA, DESDE A FUNDAÇÃO AO CENTENÁRIO DA CUF (1865 – 1965) E DESDE O CENTENÁRIO ATÉ À CONSTITUIÇÃO DA QUIMIGAL E.P. (1966 – 1978).
A PRIMEIRA PARTE ESTAVA ESSENCIALMENTE APOIADA NO TEXTO COMEMORATIVO DO CENTENÁRIO, APRESENTADO NO Nº 17 DA REVISTA “INDÚSTRIA” - PUBLICAÇÃO TÉCNICA DA CUF QUE, NESSE NÚMERO E EM OUTUBRO DE 1965, INTERROMPIA DEFINITIVAMENTE A SUA PUBLICAÇÃO. TINHA-SE ACRESCENTADO ALGUNS APONTAMENTOS, RECOLHIDOS DE OUTRAS FONTES E O TEXTO, PROCESSADO EM “WORDSTAR 1512”, FOI DESDE INÍCIO CONSIDERADO “ABERTO” PARA PODER SER ENRIQUECIDO COM A INCLUSÃO DE NOVOS CONTRIBUTOS, À MEDIDA QUE FOSSEM SENDO OBTIDOS. A SEGUNDA PARTE APOIAVA-SE NOS RELATÓRIOS E CONTAS DA SOCIEDADE PARA OS EXERCÍCIOS INCLUÍDOS NO PERÍODO EM CONSIDERAÇÃO E MANTINHA A MESMA ORIENTAÇÃO DE “TEXTO ABERTO”.
SURPREENDEU A BOA RECEPÇÃO PROPORCIONADA POR ESTUDIOSOS DA CUF A UM EXERCÍCIO TÃO SIMPLES COMO ESTE, COM PEDIDOS DE CÓPIAS E REFERÊNCIA DESSAS CRONOLOGIAS EM BIBLIOGRAFIAS DE TRABALHOS REALIZADOS.
NO FIM DO ANO 2000 PROCEDEU-SE À PRIMEIRA TENTATIVA DE RECUPERAÇÃO EM “WORD” DO CORRESPONDENTE TEXTO, SÓ TOTALMENTE DISPONÍVEL EM SUPORTE-PAPEL. A TENTATIVA FOI REALIZADA COM RECURSO A UM “SCANNER”, MAS O DOCUMENTO FINAL SÓ VIRIA A SER ESTABILIZADO EM 2001-2002 POR ABSOLUTA FALTA DE TEMPO.
SURGIU NO ENTANTO UMA QUESTÃO A QUE HAVIA QUE RESPONDER: QUAL A CRONOLOGIA ORIGINAL DA REVISTA “INDÚSTRIA” AO TEMPO DO CENTENÁRIO? FOI PARA RESPONDER A ESSA QUESTÃO E DAR A ESSA CRONOLOGIA O SEU PAPEL PREPONDERANTE COMO FONTE HISTÓRICA QUE SE USOU A MESMA APROXIMAÇÃO VIA “SCANNER” PARA REPRODUZIR INTEGRALMENTE O TEXTO DA REVISTA.
É ESTE O QUE SE DÁ AQUI, COMO 1ª PARTE DE UMA CRONOLOGIA GLOBAL DA CUF. SENDO UMA TRANSCRIÇÃO TEXTUAL, O PRESENTE TEXTO SERÁ MANTIDO INALTERADO.
O TEXTO ANTERIOR, QUE EM MUITO REPRODUZ ESTE, ESTÁ JÁ FORMATADO EM “WORD” E SERÁ OPORTUNAMENTE ACRESCENTADO A ESTA SÉRIE, MANTENDO-SE COMO “TEXTO ABERTO” E CUMPRINDO ASSIM O SEU PROPÓSITO ORIGINAL.

J. M. LEAL DA SILVA
LAVRADIO, JULHO / AGOSTO DE 2002
VERSÃO ORIGINAL ( Transcr. Jul / Agosto 2002)